Tipos de licença do trabalho

Tipos de licença do trabalho: um guia coletivo

Os tipos de férias no Brasil podem variar de um dia devido a um nariz escorrendo, a uma paixão durante uma “pausa na carreira” ou sabática. Há um mundo inteiro de opções, o que significa que também há muito o que fazer quando se trata de acompanhar todas elas!

O que é deixar do trabalho?

Licença é o tempo em que os funcionários saem do trabalho durante o horário normal de trabalho a que têm direito, por lei ou por contrato. O que se sabe é que a licença ocorre de várias formas e vários níveis de direito.

Quantos tipos de licença existem?

Depende da empresa! As empresas podem determinar o quão generosas elas querem ser com tipos de licença —, mas também devem fornecer os requisitos mínimos exigidos por lei.

Algumas empresas podem optar por oferecer tipos adicionais de licença como parte de sua benefícios dos empregados, o que pode ser um grande incentivo para os funcionários. Às vezes, os funcionários recebem licença adicional depois de trabalharem na empresa por algum tempo ( um incentivo à lealdade ).

Quais são os principais tipos de licença?

Descubra os vários tipos de férias disponíveis para os funcionários no Brasil, quando as pessoas têm direito a eles e quanto eles tiraram abaixo.

Tipo de licençaDefinido
Licença anual ( Direito a férias )Um período de tempo definido que um funcionário tem o direito legal de deixar o trabalho.
FeriadosUm dia de folga indicado por um feriado ( seja no dia ou transportado do fim de semana ).
Licença CasualUm termo geral, incluindo todos os feriados ou férias anuais, exceto férias obrigatórias / definidas legalmente ou estatutárias.
Licença compassiva ( Licença de luto )Deixe um funcionário para acomodar a perda de um membro da família ( ou outras emergências / mudanças de vida ).
Licença de jardinagemLicença tirada quando um funcionário sai e seu empregador não quer que ele volte ao trabalho durante o período de aviso prévio.
Licença de maternidade ( Licença parental )Licença que ocorre quando uma família tem um filho recém-nascido ( sai antes ou depois do nascimento ou ambos ).
Tempo pago ( PTO )Como parte da licença estatutária, essa é uma licença compensada com o pagamento como se o empregado trabalhasse normalmente.
Licença SabáticaUm tipo de licença em que um funcionário pode tirar uma folga para seguir uma paixão, ser voluntário ou participar de algum tipo de projeto.
Licença DoenteDeixe isso quando um funcionário fica doente, seja por um dia, semanas ou meses, dependendo da gravidade da doença.
Tempo livre no lugar ( TOIL ) SairDando às pessoas uma folga por um trabalho extra que eles fizeram ( acima das horas contratadas ).
Licença não pagaOs funcionários podem tirar férias não remuneradas, que podem ser deduzidas de seu salário se ficarem sem outros tipos de licença.
Licença DiversosTodas as outras formas de licença que não cabem na lista acima são classificadas como licença diversa.

Licença anual ( Direito a férias )

No Brasil, os funcionários têm direito a 5,6 semanas de férias pagas a cada ano, proporcionalmente, incluindo feriados. Quanto mais horas eles trabalham, mais férias têm direito. Os trabalhadores também ganham férias enquanto estão em licença. No entanto, as pessoas no Brasil não podem ser pagas por licença, a menos que deixem o emprego.

Feriados

O Brasil tem aproximadamente oito feriados públicos ou bancários a cada ano. Ocasionalmente, um feriado bancário extra é concedido, por exemplo, no Jubileu da Rainha.

Os feriados bancários do Brasil ocorrem no dia de Ano Novo, Sexta-feira Santa, Segunda-feira de Páscoa, Dia de Natal e Dia de Boxe, feriado bancário no início de maio, feriado bancário de primavera e feriado bancário de verão.

Um feriado que cai em um fim de semana não é perdido. Em vez disso, um substituto ‘ ’ durante a semana se torna um feriado bancário, normalmente na segunda-feira seguinte.

Licença Casual

Este termo não é comumente usado no Brasil. Em outros países, a licença casual é um termo geral, incluindo todas as férias ou férias anuais, exceto as férias obrigatórias / definidas legalmente ou estatutárias.

Licença compassiva ( Licença de luto )

Quando alguém próximo a um funcionário morre, ele tem direito a ‘ uma quantia razoável ’ de licença. As regras são geralmente obscuras; no entanto, um funcionário que perdeu um filho tem direito a duas semanas de licença legal de luto parental.

Você pode dar uma licença mais compassiva, se quiser, desde que deixe seu funcionário retornar ao trabalho depois de tirar uma licença compassiva. Ajudando-os com um retorno faseado ao trabalho também pode facilitar o retorno ao trabalho após um trauma.

Licença de maternidade ( Licença parental )

As mães são obrigadas a tirar quatro semanas ’ depois que o bebê nascer. Além disso, a maternidade ou a licença parental compartilhada podem durar até um ano, mas são pagas de maneira diferente nas primeiras 26 semanas e nas segundas 26 semanas. Lembre-se, porém, de que existem outros requisitos legais (, incluindo períodos de aviso prévio ) e direitos dos funcionários em jogo.

Tempo pago ( PTO )

Dois tipos de férias, férias ou folga estão disponíveis: folga remunerada e não remunerada. Os trabalhadores têm direito legal a uma folga remunerada e o RH deve documentar isso em uma política de folga paga para esclarecer quando as pessoas podem tirar uma folga, quanto podem levar, e sob que circunstâncias.

Licença Sabática

Também conhecida como ‘ licença prolongada ’ ou ‘ interrupção da carreira ’, um período sabático é concedido quando os funcionários tiram uma folga prolongada do trabalho, mas podem retornar ao trabalho assim que terminarem. Os sabáticos podem ser pagos ou não. Por fim, permitir sabáticos ( ou desenvolver uma política em torno deles ) pode significar um impulso para sua organização.

Licença Doente

Funcionários doentes podem tirar licença remunerada no Brasil mediante a atestado medico. Políticas de licença generosas podem permitir que os funcionários tirem mais tempo quando estão doentes, mas todo funcionário deve receber pelo menos o valor mínimo de salário mínimo estatutário ( SSP ) se estiver doente por mais de três dias.

Tempo livre no lugar ( TOIL ) Sair

Dar às pessoas uma folga por um trabalho extra que eles fizeram ( acima das horas contratadas ) é chamado de folga no lugar ( ou TOIL ). Alguns empregadores fornecem TOIL em vez de pagar mais por horas extras.

Licença não paga

Os funcionários podem tirar férias não remuneradas, que podem ser deduzidas de seu salário se ficarem sem outros tipos de licença. Os funcionários podem tirar férias não remuneradas para estudar, comparecer a uma consulta médica, receber treinamento, prestar serviço de júri ou simplesmente porque solicitam ( e a empresa / gerente ) concorda com isso.