O que é controle de natalidade

O que é controle de natalidade?

Controle de natalidade é qualquer atividade, medicamento ou equipamento usado para prevenir a gravidez. Existem muitos tipos de controle de natalidade disponíveis para mulheres que não desejam engravidar para não precisar de metodos invasivos prejudicias a saúde e procurar por citoteque olx valor. A decisão sobre qual método é adequado para você deve ser tomada com seu médico e com seu parceiro.

Os métodos de controle de natalidade funcionam de diferentes maneiras para prevenir a gravidez, incluindo:

  • Criando uma barreira que impede que o esperma chegue ao óvulo
  • Matando esperma
  • Impedindo a liberação dos ovos pelos ovários
  • Mudar o muco cervical para impedir que o esperma se mova para o útero
  • Alterando o tecido que reveste o útero para que um ovo fertilizado não possa implantar

Quais são os diferentes tipos de controle de natalidade?

Alguns métodos que não exigem receita médica do seu médico incluem:

  • Abstinência. Não fazendo sexo.
  • Espermicidas. Espumas ou cremes colocados dentro da vagina para matar espermatozóides. Estes também podem fornecer alguma proteção contra infecções sexualmente transmissíveis. Isso é especialmente possível quando usado com um preservativo de látex.
  • Preservativo masculino. Um tubo fino feito de látex ou um material natural que é colocado sobre o pênis. O esperma é coletado no final do preservativo. Os preservativos de látex podem fornecer alguma proteção contra infecções sexualmente transmissíveis.
  • Preservativo feminino. Um revestimento feito de látex ou material natural que é colocado dentro da vagina. Os preservativos de látex podem fornecer alguma proteção contra infecções sexualmente transmissíveis.
  • Planejamento familiar natural. Cronometrar o sexo para evitar dias férteis usando vários métodos de monitoramento da temperatura corporal. Também envolve observar mudanças no muco cervical e o uso de kits de previsão de ovulação. Esse método, geralmente conhecido como método do ritmo, tem um alto risco de gravidez.

Alguns métodos que exigem uma visita ao seu médico para um exame e uma receita médica incluem:

  • Contraceptivos orais ( pílulas anticoncepcionais ). Medicamentos tomados diariamente que previnem a ovulação controlando a secreção hormonal da hipófise. Geralmente, os contraceptivos orais contêm os hormônios estrogênio e progestina.Além da prevenção da gravidez, os contraceptivos orais têm vários benefícios à saúde, incluindo a regulação dos ciclos menstruais e a diminuição da quantidade e duração dos períodos menstruais. Isso pode ajudar a aumentar as reservas de ferro em mulheres com deficiência de ferro associada a sangramento excessivo. A prevenção de certos cânceres ovarianos e endometriais é um benefício significativo do uso de contraceptivos orais. Algumas pesquisas descobriram que algumas doenças benignas da mama ( não cancerígenas ) ocorrem com menos frequência com o uso de contraceptivos orais. Essas doenças da mama incluem fibroadenoma e alterações císticas. Estudos recentes também sugeriram que o uso de contraceptivos orais pode reduzir a ocorrência de artrite reumatóide grave e incapacitante.
  • Mini-pílula. Ao contrário da pílula anticoncepcional tradicional, a mini-pílula possui apenas o hormônio progestina. Tomada diariamente, a mini-pílula engrossa o muco cervical e impede que o esperma chegue ao óvulo. A mini-pílula também pode diminuir o fluxo do seu período e proteger contra doenças inflamatórias pélvicas e câncer de ovário e endometrial.
  • Implante. Uma cápsula contendo o hormônio sintético etonogestrel é implantada sob a pele no braço de uma mulher. Isso evita continuamente que os ovários liberem um ovo por até 3 anos. É necessário um anestésico local para inserção e remoção desse tipo de controle de natalidade.
  • Injeção. Um medicamento semelhante à progesterona administrado por injeção para prevenir a gravidez, interrompendo a ovulação. Os efeitos duram cerca de 3 meses e outra injeção deve ser administrada para continuar a eficácia do controle de natalidade.
  • Patch. Este é um adesivo para a pele usado no corpo que libera os hormônios estrogênio e progestina na corrente sanguínea. É mais eficaz em mulheres que pesam menos de 198 libras.
  • Diafragma ou tampa cervical. Um copo de borracha em forma de cúpula com uma borda flexível que é inserida através da vagina para cobrir o colo do útero. Esse tipo de controle de natalidade deve ser inserido antes de fazer sexo.
  • Anel contraceptivo vaginal hormonal. Um anel que é colocado dentro da vagina ao redor do colo do útero. O anel libera os hormônios estrogênio e progestina.
  • Dispositivo intra-uterino ( DIU ). Dispositivos colocados no útero através do colo do útero por um profissional de saúde. O DIU trabalha espessando o muco cervical para dificultar a entrada de espermatozóides no colo do útero. Ou impedindo que o ovo fertilizado se prenda à parede do útero. Os DIUs que contêm hormônios também são chamados de sistemas intra-uterinos e devem ser substituídos a cada 5 anos, enquanto os DIUs de cobre podem durar até 10 anos.

A cirurgia que resulta na incapacidade de engravidar inclui:

  • Histerectomia. Remoção do útero e geralmente dos ovários e trompa de falópio. Esta é uma forma permanente de controle de natalidade.
  • Ligação tubária ou oclusão tubária ( “amarrando os tubos” ). Cirurgia para cortar, cauterizar ou agrupar as trompas de falópio para impedir que o ovo seja transportado para o útero. A ligadura tubária foi projetada para ser um método permanente de controle de natalidade. Embora certos tipos de ligações tubárias possam ser revertidos, o procedimento de reversão pode não ser bem-sucedido.
  • Sistema de esterilização tubária. Essa forma permanente de controle de natalidade pode ser feita como um procedimento ambulatorial sem incisão cirúrgica. Durante o procedimento, um tubo fino é usado para enfiar um pequeno dispositivo semelhante a uma mola através da vagina até o útero em cada tubo de falópio. Um material no dispositivo faz com que o tecido cicatricial se desenvolva e conecte permanentemente os tubos após cerca de 3 meses. Outras formas de controle de natalidade devem ser usadas durante esse período. Um raio-X ou ultrassom deve ser feito para confirmar que os tubos estão bloqueados 
  • Vasectomia. Cortando ou apertando os ducados. Estes são os tubos que transportam o esperma dos testículos. Os testículos ainda produzem esperma, mas o esperma morre e é absorvido pelo corpo. Esta é uma medida permanente de controle de natalidade masculina.

A seguir estão não métodos confiáveis de controle de natalidade:

  • Retirada antes da ejaculação
  • Sexo durante a menstruação
  • Levantando-se imediatamente após o sexo
  • Sofre após o sexo