O TIKTOK É UMA BOA OPÇÃO PARA MARKETING DE SAÚDE?

O TIKTOK É UMA BOA OPÇÃO PARA MARKETING DE SAÚDE?

Você viu os vídeos. Engraçado, dançando, dublando, muitos filhos – talvez seus próprios ou até mesmo seus netos – apenas sendo fofos e bobos. TikTok é a novidade brilhante. Mas os hospitais e as organizações de saúde devem usar a plataforma para atingir as metas de marketing?

Vídeos curtos do TikTok gerados pelo usuário, geralmente de 15 segundos a 3 minutos, envolvem os usuários, principalmente os da Geração Z, para mostrar sua criatividade. No entanto, a plataforma de mídia social de compartilhamento de vídeo não é apenas para os jovens. Está crescendo em popularidade com usuários mais velhos explorando sua espontaneidade de coração jovem. 

Lançado em 2016, o TikTok já tem mais de 1 bilhão de usuários. O último relatório HubSpot Social Media Trends declara que é a tendência de mídia social número 1 em 2022: “O TikTok assumirá o controle da mídia social, deixando outras marcas para se adaptar.”

Antes de criar tendências no TikTok, diminua a velocidade e considere os prós e os contras. Para se tornar viral, um vídeo deve ser divertido, envolvente e bem-humorado – não normalmente sinônimo de marketing de saúde com algoritmo considerado muito bom ao um alcance organico até mesmo para quem comprar seguidores para Tiktok. Além disso, certifique-se de ter largura de banda para outro canal social que possa aumentar minimamente o reconhecimento da marca.

O que é TikTok?

TikTok é a sétima maior rede social , atrás de Facebook, YouTube, WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram e WeChat. É baseado em aplicativo e foi o aplicativo mais baixado nos últimos dois anos.

É uma subsidiária americana da ByteDance, uma gigante da tecnologia com sede em Pequim. A propriedade chinesa e possíveis violações de dados preocupam muitas empresas e o governo dos EUA.

Além da segurança dos dados, os críticos do TikTok reclamam do tempo excessivo de tela, conteúdo sugestivo, comentários negativos e desafios prejudiciais que afetam as crianças.

Michael Beckerman, vice-presidente do TikTok, estava entre os gigantes da tecnologia recentemente interrogados perante um subcomitê de comércio do Senado. Beckerman assegurou aos membros do comitê que as ferramentas de segurança infantil estão agora disponíveis para ajudar os pais a gerenciar o tempo de tela e monitorar o que os usuários jovens veem. Mas ele evitou as questões de coleta de dados.

Quem é o público?

No Brasil, os usuários do TikTok são predominantemente mulheres (quase 60%) e jovens, com 60% entre 16 e 24 anos , a geração Z que define tendências. outros 26 por cento.

O crescimento do TikTok é paralelo ao bloqueio pandêmico e à quarentena, quando as crianças estavam entediadas com “nada para fazer”. Então mamãe descobriu o aplicativo de videoclipe. Um dos segmentos de usuários que mais cresce é o feminino de 30 a 49 anos com filhos.

Como você TikTok?

Etapa 1. Baixe o aplicativo e crie uma conta.

Etapa 2. Ou acesse tiktok.com para ver os vídeos, se quiser apenas conferir.

Passo 3. Seja criativo.

Etapa 4. Você pode filmar algo novo ou fazer upload de um vídeo do seu telefone.

Passo 5. Explore as ferramentas de edição de vídeo e áudio; adicione uma música, filtros e efeitos.

Etapa 6. Finalize com as configurações de privacidade, hashtags e compartilhamento do TikTok.

Etapa 7. Publique o vídeo e compartilhe-o em outras plataformas sociais.

Passo 8. Espere que se torne viral!

O TikTok deve fazer parte da estratégia de saúde?

A Cleveland Clinic lançou um canal TikTok em 2020 para divulgar mensagens de saúde pública sobre o COVID-19 e instar as pessoas a #MaskUp. A maioria dos vídeos é educacional, com gráficos e fatos interessantes para envolver os espectadores. Há um vídeo bem-humorado sobre como não usar máscara facial.

Embora a Cleveland Clinic tenha feito certo, outras tentativas do TikTok de assistência médica podem não ser tão bem-sucedidas. Médicos dançantes, enfermeiras dublando nos corredores da UTI e mensagens que não se alinham com a marca podem causar reação rápida.

Defina a estratégia e estabeleça metas antes de avançar com o TikTok. Além disso, se você não revisou a política de mídia social da empresa recentemente, considere o uso do canal pelos funcionários. Sua organização pode perder credibilidade rapidamente com vídeos médicos não profissionais de funcionários.

Você pode usar o TikTok com eficiência?

A mudança dos padrões de consumo exige mudanças na experiência do paciente em cada ponto de contato. Eles querem conteúdo personalizado, atendimento mais rápido e melhores experiências.

Considere maneiras pelas quais o TikTok pode ser eficaz na era do consumidor.

  • Conteúdo educacional e tutoriais. Os consumidores querem informações curtas, divertidas e que sirvam como lanche. Divida a cirurgia robótica, os sintomas do derrame e até mesmo os procedimentos básicos, como a colonoscopia.
  • Esclareça a desinformação.  Destrua os mitos das tendências de desinformação sobre saúde.
  • Envolva médicos mais jovens para envolver adolescentes. Use médicos que já estão ativos nas mídias sociais para falar sobre os perigos do vaping, riscos de DST e problemas de saúde mental.
  • Verificações de bem-estar para mulheres e homens. Seja criativo com exames preventivos de saúde para diferentes faixas etárias.
  • Desafios— Use os desafios do TikTok para as resoluções de perda de peso e condicionamento físico de Ano Novo, ou corridas/caminhadas e outras atividades de arrecadação de fundos.
  • Dicas de segurança— Lembre seu público de como evitar o pronto-socorro com dicas de segurança sobre fritar perus, facas elétricas, fogos de artifício e protetor solar. Enfrente os perigos virais, como o infame desafio da caixa de leite .
  • Currículos— # TikTokResumes oferece uma nova ferramenta de recrutamento que permite aos usuários postar currículos e se candidatar a empregos diretamente por meio do aplicativo; a conversão mais alta é a faixa etária de 25 a 34 anos.
  • Publicidade — execute anúncios no feed ou crie hashtags de marca no TikTok for Business .

Se você decidir que o TikTok pode efetivamente aumentar o conhecimento e a relevância de sua marca de assistência médica, envolva seu público ao:

  • Mostrando um lado diferente da organização;
  • Experimentar;
  • Adicionando humor.