Crise existencial

Crise existencial: 11 sinais de que você está passando por uma

QUEM SOU EU? Qual é o meu propósito? Que marca posso deixar no mundo?

Quase todo mundo já se fez essas perguntas em algum momento de suas vidas, geralmente quando estão passando por novos acontecimentos na vida . Refletir sobre sua identidade e propósito pode ser um sinal de que você está passando por uma crise existencial.

“Embora não seja garantido que uma crise existencial ocorra para todos, é uma experiência relativamente comum que envolve questionar seu propósito na vida e se sua vida tem significado” diz Felipe Laccelva , diretor de psicologia da Fepo, plataforma de terapia online.

Uma crise existencial pode acontecer em qualquer momento da vida; durante a adolescência ou a idade adulta. “Isso pode sinalizar a necessidade de esclarecer seus valores, o que é importante para você e se você está vivendo de acordo com esses valores”, diz Kennedy.

Isso força você a examinar sua vida de novas maneiras, explica o psicoterapeuta Felipe Laccelva. Isso nem sempre é uma coisa ruim.

“Não temos uma quantidade infinita de anos aqui na Terra”, diz ele. “Então, devo me concentrar em perseguir coisas que não têm significado ou devo me concentrar em coisas que têm significado dentro do tempo que tenho aqui? Pergunta retórica, mas que nos obriga a procurar sentido.”

Para algumas pessoas, estas questões podem ser angustiantes e afectar a sua qualidade de vida ou funcionamento diário, diz Felipe Laccelva. Quando isso acontecer, talvez seja necessário entrar em contato com um profissional de saúde mental.

Quer saber se você está passan

do por uma crise existencial? Os especialistas compartilham alguns sinais sobre como é uma crise existencial e quando você deve conversar com alguém sobre tudo isso.

O que é uma crise existencial?

O filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard é considerado o pai da filosofia do existencialismo , de onde vem o conceito de crise existencial. O existencialismo é a crença de que a natureza da existência de alguém é individualizada e varia de pessoa para pessoa – basicamente, cada pessoa escolhe e se dedica a um significado e direção específicos na vida.

Uma crise existencial pode parecer e ser sentida de forma diferente para pessoas diferentes em diferentes fases da vida.

Pode ocorrer na adolescência, quando você lida com questões de identidade relacionadas ao futuro, segundo a American Psychological Association . Na idade adulta, geralmente está relacionado a questões de identidade mais complexas e, mais tarde na vida, pode girar em torno da mortalidade ou do legado.

“As crises existenciais obrigam-nos a pensar: ‘OK, há uma transição em curso na nossa vida, qual é o nosso significado, qual é o propósito da nossa vida?’” diz Cassine.

Uma crise existencial não é uma condição de saúde mental diagnosticável, acrescenta. Mas, para algumas pessoas, pode causar ansiedade ou depressão , que podem necessitar de tratamento.

Sinais de que você está passando por uma crise existencial

Uma crise existencial afeta a todos de maneira diferente. Kennedy e Cassine dizem que estes são alguns sinais aos quais você deve prestar atenção:

  • Você não se sente motivado
  • Você questiona se o seu trabalho é importante
  • Você se arrepende de escolhas passadas
  • Você está preocupado com sua própria mortalidade – como focar nas coisas que deseja realizar antes de morrer
  • Você começa a ver suas ações como sem sentido – como se não importasse o que você fizesse, nada muda, então “qual é o sentido?”
  • Você sente que não está trabalhando para um propósito maior
  • Você sente que está agindo e não está emocionalmente conectado ao seu dia-a-dia
  • Você se pergunta sobre seu legado e o que as pessoas vão lembrar sobre suas contribuições para o mundo
  • Você se sente perdido
  • Você constantemente se preocupa ou sente uma sensação de peso
  • Você se sente isolado

O que causa uma crise existencial?

Qualquer acontecimento na vida, bom ou ruim, pode fazer com que você comece a pensar sobre seu propósito e identidade.

Viver um desastre natural ou uma experiência de quase morte pode deixá-lo em estado de choque e levá-lo a enfrentar a sua mortalidade, diz Kennedy. “Uma sensação de tempo encurtada pode levá-lo a fazer mudanças para otimizar sua vida.”

Uma crise existencial pode ser desencadeada por eventos estressantes, como ser demitido, terminar um relacionamento ou perder um ente querido, acrescenta ela. Sentir-se como se estivesse em uma rotina também pode causar isso.

“A experiência pode surgir repentinamente ou aumentar gradualmente até que você pergunte: ‘O que estou fazendo da minha vida e por quê?’”, Diz Kennedy.

Mudanças positivas na vida, como ter um filho, adquirir um novo animal de estimação ou comprar uma casa, também podem desencadear uma crise existencial, diz Cassine.

“Essas coisas são emocionantes, mas podem trazer muita preocupação”, acrescenta.

Uma crise existencial é sempre uma coisa ruim?

Passar por uma crise existencial nem sempre é uma experiência negativa. Cassine diz que isso pode ajudá-lo a reavaliar sua vida e encontrar um novo propósito e significado.

“Uma crise existencial pode ser uma oportunidade de crescimento”, diz Kennedy. “Isso pode nos ajudar a nos conectar com algo maior do que nós mesmos, seja comunidade, família, espiritualidade ou legado.”

A experiência leva você a se conectar com seus valores e o orienta em uma direção mais significativa, explica ela.

Como uma crise existencial pode afetar sua saúde mental?

Uma crise existencial pode ser angustiante para algumas pessoas. Cassine diz que isso pode causar ansiedade, depressão, sentimentos de inutilidade e pensamentos suicidas.

“A pessoa sente uma necessidade não satisfeita que a leva a fechar todo o sentido de significado e a questionar a sua própria existência”, diz Kennedy. “Eles podem até considerar o suicídio se ficarem presos em uma crise e sentirem que não têm outras opções”.

Como superar uma crise existencial

Para superar uma crise existencial, Cassine sugere tomar estas medidas:

  • Conecte-se com pessoas, como familiares e amigos, ou participe de um clube do livro ou grupo de fitness, para evitar ficar isolado
  • Fale sobre como você se sente com pessoas próximas a você
  • Mantenha um diário de gratidão, onde você anota o que é significativo para você e o que você gosta
  • Pratique a atenção plena dedicando mais tempo às atividades que você gosta
  • Tente ajustar sua mentalidade para ver a crise existencial como algo que vai te ajudar a crescer e te deixar mais feliz

Às vezes, fazer uma mudança drástica – como largar o emprego, mudar-se para uma nova cidade ou terminar um relacionamento – ajudará você a atingir seus objetivos maiores, diz Kennedy.

Quando procurar ajuda profissional

Kennedy diz que é uma boa ideia procurar a ajuda de um profissional de saúde mental se os sentimentos que cercam a sua crise existencial estiverem causando:

  • Humor baixo
  • Ansiedade, incluindo ataques de pânico
  • Depressão
  • Sentimentos de culpa e inutilidade
  • Perda de interesse em atividades que você gostava
  • Mudanças no seu sono e apetite
  • Pensamentos suicidas
  • Agorafobia, ou medo de sair de casa
  • Mudanças no seu funcionamento diário que o tornam incapaz de cuidar de si mesmo