Quando a dengue está sarando coça
Quando a dengue está sarando coça

Quando a dengue está sarando coça

Em muitos casos, os pacientes com dengue desenvolvem uma erupção cutânea com coceira quando a febre cessa, especialmente nas palmas das mãos e solas dos pés. Então, quando costuma ocorrer a coceira causada pela dengue e como superá-la?

1. A dengue coça?

Pacientes com dengue com coceira é provavelmente um sintoma causado por um vírus. Assim, a dengue frequentemente apresenta sinais típicos em formas graves e leves, incluindo dor de cabeça, tontura, náuseas e vômitos, diarreia, erupções cutâneas e erupções cutâneas densas com coceira em todo o corpo. 

Quando a dengue está sarando coça

Há um caso em que um paciente com dengue apresenta uma erupção cutânea pruriginosa, tão desconfortável que tem que ficar acordado a noite toda, cansado durante o dia e não consegue dormir por causa da coceira em todos os lugares. 

Para algumas pessoas, a coceira pode até aparecer após novos episódios de febre. Isso mostra que o paciente está em fase de recuperação após a doença.

A causa da erupção pruriginosa na dengue é porque o corpo está em processo de reabsorção do líquido extracelular no sangue e no tecido da pele está se recuperando das feridas causadas pela erupção, resultando em coceira. 

Por outro lado, clinicamente, os pacientes com dengue com prurido podem ser causados ​​por hepatite aguda causada pelo vírus da dengue (a febre hemorrágica da dengue é frequentemente acompanhada por fígado aumentado ou pequeno, enzimas hepáticas SGOT e SGPT elevadas, níveis elevados de bilirrubina, levando a icterícia da mucosa ). 

Neste caso, o paciente pode sentir coceira na pele devido à hiperpigmentação biliar ou insuficiência hepática aguda devido ao uso de drogas (por exemplo, overdose de paracetamol), levando a icterícia, coceira e confusão. distúrbio do fator de coagulação.

Normalmente, os sintomas de coceira ao se recuperar da dengue desaparecem após um período de 2 a 3 dias, em alguns casos pode demorar mais, cerca de 1 semana ou até várias semanas.

Dengue, uma erupção cutânea com comichão que dura cerca de 2-3 dias

2. Superar a situação pruriginosa da dengue hemorrágica

Em geral, se a contagem de plaquetas aumentar gradualmente até estabilizar e o paciente não apresentar mais febre, não há com o que se preocupar. O tratamento da dengue com coceira também não é nada de especial. 

Os pacientes podem tomar vitamina C para ajudar a fortalecer sua resistência, combinada com nutrição adequada e descanso razoável. 

Além disso, o paciente deve beber muita água todos os dias, fazer uma dieta leve, não comer alimentos gordurosos. Para prevenir alergias, os pacientes devem limitar os alimentos que causam alergias graves, como frutos do mar, carne bovina, carne de caça ou alimentos aos quais o corpo do paciente já é alérgico.

De acordo com a orientação de especialistas, caso a coceira seja muito grande, causando desconforto e afetando as atividades diárias, o paciente deve ir a uma unidade médica para exame para prescrição de medicação adequada. 

Assim, o médico pode considerar dar ao paciente um anti-histamínico para ajudar a aliviar a coceira ou um medicamento anti-alérgico (por exemplo, loratadina). Normalmente, a dosagem do medicamento para adultos e crianças será diferente. 

Por outro lado, dependendo do paciente, o médico escolherá um medicamento adequado. Por exemplo, durante o exame, o médico determinará uma série de fatores relacionados à localização e vida do paciente para escolher os medicamentos e limitar os efeitos indesejados. 

Ao mesmo tempo, é possível reduzir efetivamente a coceira na área da erupção com medidas naturais de suporte, como o uso de sal, limão, aloe vera e óleo de coco. Por exemplo, o paciente pode simplesmente mergulhar as mãos e os pés com coceira em água morna misturada com sal ou suco de limão, a coceira será reduzida um pouco. 

Da mesma forma, graças às suas propriedades antifúngicas, antibacterianas, emolientes e anti-inflamatórias, o aloe vera também é um remédio calmante da pele seguro e eficaz para pacientes com dengue, ajudando as áreas vermelhas e com coceira rapidamente. reabilitar. No entanto, o mais eficaz provavelmente ainda é o óleo de coco. 

Seja qual for a causa da coceira, o óleo de coco funciona muito bem. Portanto, no caso da dengue, uma erupção cutânea com coceira, coloque algumas gotas de óleo de coco e esfregue diretamente na área da pele afetada para obter o melhor efeito. Se a coceira se espalhar por todo o corpo, a pessoa deve mergulhar em água morna após aplicar óleo de coco na pele.

O óleo de coco trata efetivamente a coceira de pacientes após a dengue

Pacientes após a recuperação da dengue hemorrágica com coceira não devem ficar muito preocupados. Porque esta condição dura apenas alguns dias e o corpo se recuperará completamente logo depois.

O Hospital Geral Internacional Vinmec é um dos hospitais que não só garante a qualidade profissional com uma equipe de médicos de ponta, equipamentos e tecnologia modernos, mas também se destaca por seus serviços de exames e consultas. consulta e tratamento médico abrangente e profissional; espaço de tratamento e exame médico civilizado, educado, seguro e estéril.