Mais do que nunca, a internet está mudando a vida das pessoas em todo o mundo. À medida que a pandemia continua, as pessoas estão agora confiando na internet trabalhar, fazer compras e manter contato com os amigos. Embora a maioria das pessoas o associe à maximização dos lucros dos negócios, expandindo o alcance de uma empresa, a Internet agora está transformando os cuidados de saúde. As consultas médicas foram agora transferidas on-line das visitas pessoais tradicionais para minimizar o contato pessoal e permitir que aqueles que não podem, por diferentes razões, visitar hospitais fisicamente para acessar os cuidados de saúde.
Como profissional de saúde que administra uma prática de saúde mental, reabilitação, fisioterapia, médico primário ou imunização, você não pode se dar ao luxo de ignorar a telemedicina. Você pode ter encontrado o termo em seu trabalho diário, mas, como a maioria de seus colegas, sabe o que é e como isso afeta seu trabalho. No nosso artigo abaixo, você receberá respostas para a maioria, se não todas, de suas perguntas sobre telemedicina.
O que é telemedicina?
A telemedicina é uma ferramenta projetada para melhorar a acessibilidade, custo-benefício e envolvimento dos pacientes. Desde a sua introdução na década de 1950, as tecnologias de telemedicina continuaram a evoluir para alcançar pessoas em quase todas as áreas virtualmente. Na telemedicina, os profissionais de saúde e os pacientes trocam informações em tempo real por meio de um link de bate-papo por vídeo na tela de um dispositivo habilitado para Internet. Com a telemedicina, você também pode capturar as leituras de dispositivos médicos fora de sua instalação e diagnosticar e tratar um paciente sem que ele precise visitar seu consultório.
Embora a adoção da tecnologia tenha sido inicialmente lenta, a demanda por serviços de tecnologia experiente pela maioria dos pacientes da nova geração levou à atual adoção rápida de telemedicina. Até 2020, o setor tinha um valor $ 55,9 bilhões, com uma taxa de crescimento anual composta esperada de 22,4% entre 2021 e 2028. Em poucas palavras, a telemedicina é uma plataforma que permite que você forneça serviços de saúde à distância.
Diferença entre telemedicina e telessaúde
Alguns especialistas do setor assumem erroneamente que a telemedicina e a telessaúde se referem às mesmas coisas. Às vezes, eles os usam de forma intercambiável. Telessaúde refere-se à utilização de tecnologias de telecomunicações e informações eletrônicas para promover ou apoiar cuidados de saúde de longa distância, educação profissional ou de saúde do paciente, bem como administração da saúde.
Ao contrário da telemedicina, a telessaúde abrange eventos não clínicos, incluindo CMEs, treinamento médico, reuniões administrativas e consultas entre profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros. Em geral, os serviços de telessaúde são abrangentes, com telecare e telemedicina caindo sob eles. Além disso, embora a telessaúde inclua todos os profissionais de saúde, a telemedicina é focada no médico.
Tipos de telemedicina
Você tem três opções para serviços de telemedicina. Estes incluem:
- Medicina interativa
- Armazenar e encaminhar
- Monitoramento remoto do paciente
A medicina interativa também é chamada de telemedicina ao vivo porque pacientes e médicos se comunicam em tempo real por meio de visitas de vídeo { usadas por cerca de 64% de pacientes em um estudo de telessaúde de 2015 } ou telefonemas de acordo com os regulamentos HIPAA { Lei de Portabilidade e Prestação de Contas de Seguro de Saúde }. Um desses regulamentos é que a comunicação por vídeo ou áudio deve ser criptografada e transferida de um ponto para outro para manter a confidencialidade do paciente. Na medicina interativa, os médicos acessam o histórico médico de um paciente e podem realizar avaliações psiquiátricas.
Armazenar e encaminhar permite que os médicos compartilhem o registro eletrônico de saúde de um paciente com um médico em outro local. Isso permite que um médico obtenha informações atualizadas sobre como outro médico já lidou com um paciente para evitar a duplicação de testes ou medicamentos para diagnóstico.
O monitoramento remoto do paciente é um favorito entre pacientes idosos para tratamento de doenças crônicas. Os médicos podem se reunir e compartilhar informações sobre seus pacientes usando um portal on-line de pacientes, e os dispositivos médicos podem transmitir informações essenciais, como sinais vitais para os profissionais de saúde. Esta informação é usada para fazer diferentes ajustes de tratamento para melhorar os resultados do paciente.
Como funciona a telemedicina?
No básico, a telemedicina compreende duas características principais, incluindo um portal de pacientes e videoconferência. As consultas virtuais serão realizadas por meio de software de videoconferência, uma plataforma ampla como o Zoom ou uma plataforma proprietária especificamente destinada à telemedicina. Um portal do paciente permite que seus pacientes marquem consultas e se comuniquem com sua prática por meio de um canal seguro. Para o maior impacto, sua plataforma de telemedicina deve estar conectada a outras ferramentas de envolvimento do paciente, como aplicativos de mensagens, e operar a partir de uma plataforma compartilhada que se integre a tecnologias práticas, como documentos ou software de gerenciamento de práticas.
Quando sua plataforma de telemedicina se conecta ao seu outro software de gerenciamento, isso facilita o processamento de contas e o upload de notas clínicas. Os outros recursos benéficos que sua solução de telemedicina deve ter são:
- Hardware de diagnóstico para permitir um exame completo do paciente remotamente.
- Ferramentas de anotação que permitem anotações diretamente nas imagens para destacar áreas problemáticas.
Uma consulta de telemedicina começa com um paciente se alistando para o serviço. Você pode solicitar que os pacientes marquem uma consulta por meio de uma ligação, aplicativo ou site. Eles entrarão no link seguro que você enviar ao usar uma chamada de vídeo ou se prepararem para uma ligação. Qualquer papelada que você precisar é enviada previamente ao paciente. Uma visita à telemedicina dura de 15 a 30 minutos, com base na complexidade de uma condição.
Aqui está um diagrama simples descrevendo como o seu software de telemedicina funcionará para permitir que os pacientes tenham acesso a cuidados médicos.