A dengue hemorrágica é uma doença infecciosa causada pelo vírus da Dengue, a doença pode aparecer epidêmica e se não for detectada, não tratada prontamente pode deixar uma série de complicações graves. doença pode ser fatal. Atualmente, o método diagnóstico pelo teste NS1 Ag é considerado um novo passo na detecção precoce da dengue hemorrágica.
1. Febre hemorrágica da dengue
A dengue é uma manifestação patológica com muitos patógenos que a causam, incluindo agentes como vírus Marburg, vírus Ebola, febre hemorrágica boliviana, febre hemorrágica da Crimeia, febre hemorrágica da dengue, etc. Em países tropicais e subtropicais, incluindo o Vietnã, a dengue é uma doença infecciosa doença transmitida por um hospedeiro mediado por mosquitos, aparecendo frequentemente em epidemias nos meses de maio a setembro no Vietnã. cinco. O vírus da dengue tem 4 sorotipos causadores de doenças comuns, DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, esses 4 sorotipos mudam para causar epidemias todos os anos no Vietnã, pois quando infectados, apenas anticorpos estão presentes. anticorpos contra o sorotipo que causou a doença, nenhum anticorpo contra outros tipos.Pacientes diagnosticados com dengue hemorrágica apresentam sinais e sintomas já nos primeiros 3 dias, que são relativamente semelhantes aos sintomas causados por outros vírus comuns, por isso pode ser confuso, difícil de diagnosticar se apenas com base nos sintomas clínicos.
A febre hemorrágica do vírus da dengue causa principalmente sintomas de febre e hemorragia leve (hemorragia sob a pele e membranas mucosas), no entanto, em alguns casos, pode ser grave, sangramento de órgãos como:Sangramento gastrointestinal: As manifestações são vômitos com sangue, fezes pretas. .. Hemorragia cerebral: Dor de cabeça, confusão… Pode haver hipotensão e choque devido à diminuição do volume circulante. Como a dengue é perigosa e pode se espalhar em uma grande epidemia, a detecção precoce ajuda a monitorar e prevenir melhor a epidemia. O teste do antígeno Dengue NS1 é um novo avanço no diagnóstico da dengue desde os primeiros dias, quando o paciente apresenta febre e há suspeita de dengue.
2. Diagnóstico de dengue por Dengue NS1. teste de antígeno
Para diagnosticar a dengue não apenas com base em sinais clínicos, mas também precisa contar com sinais subclínicos como:Exame de hemograma: Na dengue, o hemograma apresenta alterações no hemograma. A contagem de plaquetas (diminuída) e o índice de massa de glóbulos vermelhos (HCT) são frequentemente aumentados devido à hemoconcentração. Teste rápido para anticorpos IgM: É um teste para encontrar anticorpos contra o vírus da Dengue. No entanto, os dois métodos de teste mencionados acima não mostraram nenhuma alteração desde o primeiro dia da doença quando o paciente estava com febre, mas geralmente demorava a partir do 3º dia de teste para mostrar qualquer sinal. Em alguns casos, o teste rápido para anticorpos pode dar resultados falsos positivos. O hemograma é principalmente uma medida de monitoramento da progressão da doença, não um critério diagnóstico para dengue hemorrágica.
Técnica de teste de PCR em tempo real: Como teste para Dengue-RNA, pode detectar infecção pelo vírus Dengue precocemente desde o primeiro dia quando a febre tem alta sensibilidade e especificidade, além disso, este método também é possível identificar o tipo de vírus da dengue que causa doença incluindo DEN-1; DEN-2; DEN-3; DEN-4, no entanto, o método requer implementação em grandes e modernas instalações médicas. Atualmente, o diagnóstico da febre hemorrágica do vírus Dengue pelo teste NS1 Ag é um método de teste rápido para encontrar o antígeno Dengue NS1 no sangue do paciente, se for positivo, significa a presença do vírus Dengue no organismo. O antígeno NS1 da dengue é detectável no sangue do dia 1 ao dia 9 após o início da febre.O teste do antígeno Dengue NS1 tem as seguintes vantagens:Detectando a doença muito cedo desde o primeiro dia o paciente apresenta sintomas de febre até o 9º dia após a febre. Como os níveis de antígeno no sangue caem nos dias seguintes, os testes de anticorpos são preferidos. Para resultados de teste rápidos. O teste do antígeno sérico da Dengue NS1 tem sensibilidade de 92,4% e especificidade de 98,4%. A detecção precoce da doença permite que os pacientes sejam monitorados e controlados para complicações perigosas, reduzindo o risco de morte por complicações perigosas.
No entanto, a maioria dos testes rápidos pode ter um fenômeno falso positivo devido à infecção com algumas outras cepas de vírus, mas essa taxa é muito pequena, inferior a 2% e com este método de teste não permite determinar o tipo de vírus causador da doença.Durante um surto de dengue, se aparecerem sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, infecção do trato respiratório superior, um teste para o antígeno Dengue NS1 deve ser realizado precocemente para ajudar a diagnosticar a doença precocemente.O teste NS1 Ag detecta o antígeno Dengue NS1 no sangue do paciente desde os primeiros dias, dá resultados rápidos e tem alta sensibilidade de especificidade, por isso este é considerado um passo importante na detecção precoce A dengue é causada pelo vírus da dengue. Assim que houver indícios de suspeita de dengue, o paciente deve se dirigir a uma unidade médica para diagnóstico, acompanhamento e tratamento das complicações.